Cultura, arte e esporte para uma formação integral

Cultura, arte e esporte para uma formação integral

A Cultura, as artes e as práticas esportivas ganharam outra dimensão nos últimos 4 anos. A UFMS se tornou um centro de criação e difusão, com programas abertos para a participação de toda a comunidade. O investimento em qualidade de vida fez da instituição um espaço onde estudantes, servidores e comunidade gostam de estar.

E para recebê-los melhor, a proposta agora é implantar novos espaços, como os Pontos de Conexão Científica, a Praça das Artes, o Parque da Ciência, o Museu da Ciência e Tecnologia e o Autocine – Espaço de Vivência Estudantil, para a adaptação e desenvolvimento pessoal do acadêmico.

Também será ampliado o Programa Mais Cultura, entendendo que o fortalecimento da cultura vai além de eventos pontuais, mas para que a produção acadêmica seja valorizada de forma permanente e com critérios de excelência e rigor técnico-intelectual, para integrar os cursos de graduação e de pós-graduação e viabilizar a realização de eventos culturais.

O Programa Memórias UFMS será expandido pela valorização do patrimônio histórico no Arquivo Central, espaço que agrega a memória institucional. Já os espaços de manifestações científicas e culturais Muarq, Museu Henrique Spengler, Casa da Ciência, Parque da Ciência, Futuro Museu da Ciência e Tecnologia, Teatro Glauce Rocha, Autocine, Moreninho, Estádio Universitário Pedro Pedrossian, Complexo Poliesportivo e piscinas ganharão força nos próximos 4 anos.

A livraria da universidade vai ter um novo significado com a implantação de Pontos de Conexão Científica, com livros físicos e digitais e produtos institucionais e será adotado o e-commerce, com divulgação das obras da UFMS para todo o mundo.

Ainda vem por aí a consolidação do Programa Mais Esporte, um incentivo a prática esportiva em parceria com os governos municipais e estadual e a seleção de equipes universitárias em diferentes modalidades.